sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cultura Nerd - Lanterna Verde

No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença! Todo aquele que venera o mal há de penar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”
Salve amigos da coluna, hoje depois de um breve hiato por merecidas férias e por alguns problemas técnicos, volto a escrever para vocês, e como ficou claro logo acima, hoje estamos falando de um dos meus personagens preferidos, LANTERNA VERDE.
O personagem foi criado nos anos 60 (estamos falando de Hal Jordan e da Tropa), e por alguns anos foi considerado mais um personagem no universo DC. A partir dos anos 70 quando a DC lançou uma série em que ele se juntou ao Arqueiro verde, com histórias mais sociais começou a ganhar mais destaque junto aos leitores.
Harold Jordan nasceu em Coast City no dia 5 de fevereiro, sendo o segundo de três filhos do casal Martin Jordan e Jessica Jordan. Quando criança, ele idolatrava seu pai que era um piloto de testes da Aviação Farris. Nesse período ele teve que enfrentar seus maiores medos quando seu pai morreu em um acidente de avião. Ignorando o desejo de sua família, Hal seguiu os passos de seu pai e mais tarde se juntou a Força Aérea dos Estados Unidos.
Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu Hal devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Lanterna Verde.

E quem criou os lanternas e seus anéis de poder? Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da materia energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo.  Só é digno de usar o anel aquele que tem o dom de sobrepujar grande medo, ou seja, que use a força de vontade como combustível para suas ações.
A Tropa dos Lanternas Verdes patrulha uma vasta região do espaço do Universo DC. Os Guardiões do Universo, uma raça super-inteligente e nobre, mas às vezes, fechada e arrogante,fundou e ainda administra a Tropa dos Lanternas Verdes do planeta Oa. Os Guardiões dividiram o Universo em 3600 setores, e escolheram um nativo de cada setor para servir como Lanterna Verde deste, no início da história da tropa. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Lanternas Verdes, depois que Hal Jordan reativou a bateria central, essa norma foi mudada e passaram a ser dois Lanternas por setor. Essa modificação foi para que existisse maior seguraça entre as ações entre os membros, sem o risco de isolamento e possível posterior derrocada deste (como o que aconteceu com Hal Jorda e com Sinestro em tempos mais antigos). Isto atualmente indica que exitam aproximadamente 7200 membros efetivos e mais os agentes independentes e encarregados dos treinamento de novos recrutas. Cada Lanterna Verde recebe um anel que lhe dá grande controle sobre o universo a sua volta. O anel é considerada a arma mais poderosa do Universo, sendo limitado apenas pela vontade do portador.
Os Guardiões criaram a Tropa dos Lanternas Verdes há cerca de três bilhões de anos atrás, logo após o fracasso representado pela criação dos Caçadores Cósmicos, e a força sobreviveu a múltiplas rebeliões, assassinatos e colapsos dentro e fora dela.

Nos último anos o personagem ganhou um destaque maior no universo DC graças a três grandes sequencias de historias que começam com a Guerra dos Anéis, onde surge a Tropa Sinestro, um antigo membro da Tropa dos Lanternas, que descobre como manipular o medo e utilizar o mesmo como os lanternas mas com anéis amarelos.
Logo após essas serie começam os fatos que desencadeiam em A NOITE MAIS DENSA, saga que reuniu praticamente todos os heróis da editora, onde surgem as demais tropas, Lanternas Vermelhos, Safiras Estrelas, Agente Laranja, Tribo Indigo, Lanternas Azuis e os responsáveis pelo terror desta saga, os Lanternas Negros, que trouxeram a vida todos os mortos do universo, com o objetivo de erradicar a vida.
No final desta história alguns dos heróis mortos, voltam a vida e inicia-se O DIA MAIS CLARO, saga que esta em andamento no Brasil e se finaliza nos próximos meses.


Mas o que mais atrai atenção hoje é a estréia do filme do Lanterna Verde programada para hoje (19/08) em todo Brasil. Todos os fãs estão numa grande expectativa para ver como ficaram os efeitos especiais, como a história será conduzida e como estão os membros extraterrestres da Tropa.
Na próxima coluna pretendo expor minhas opiniões sobre o filme, o que ficou bom e o que decepcionou.
Semana que voltaremos... com nossas baterias e anéis recarregados.


Grande abraço - Rafael Lorenzeti - Cultura Nerd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário