domingo, 24 de julho de 2011

FÉRIAS

Olá caros leitores!

Após um período de férias estratégico, estamos voltando com as nossas publicações diárias.
Aguardem novas dicas de cultura e entretenimento.

Equipe do Blog Paixão por cultura!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Crônicas do Facebook - por Galdino Mesquita

Hurricane, de boxeador a escritor, um drama racista
 
Aos 29 anos, Hurricane (Furacão) passeava de carro (após perder uma luta onde os jurados corruptos votaram contra ele) e foi preso por um crime que não cometeu. Hurricane era o boxeador favorito de Peso Médio do ano de 1966 nos EUA. Com seu amigo negro John Artis, foi condenado pelo homicídio de três pessoas em um bar. Duas testemunhas brancas (um ladrão) confirmaram os dois negros como os autores do crime. Artis passou 15 anos na cadeia; Rubin "Hurricane" Carter ficou preso até 1985, mesmo com campanhas de artistas e populares clamando sua inocência.

Quase trinta anos depois, em 1993, Rubin recebeu o cinturão de campeão de Peso Médio do Boxe. Sua história está na música Hurricane, de Bob Dylan e no filme sobre sua vida chamado The Hurricane, com Denzel Washington. Em 1976, Bob Dylan lançou sua mais polêmica e longa música: "Hurricane" contando a história de boxeador negro Rubin Carter que foi preso injustamente. A canção abria o disco Desire e lhe rendeu processos por parte de algumas pessoas citadas na letra. No dia 5 de dezembro de 1975, Bob Dylan visitou Hurricane na prisão Clinton State, e cantou para os presos ao lado do boxeador.

No cinema, o lutador foi interpretado por Denzel Washington no filme Hurricane e indicado ao Oscar de melhor ator, em 2000, além de vencer o Globo de Ouro. O filme do diretor Norman Jewison fez um grande sucesso e contou o drama do boxeador negro, que ficou preso 19 anos por uma sentença absurda (com provas forjadas por promotores de justiça corruptos e racistas) e o impediu de disputar o título mundial dos meio-pesados. Na cadeia, Hurricane lia de tudo e escreveu sua biografia.
 
 
Galdino Mesquita é jornalista, roteirista e produtor de TV, professor de redação e jornalismo com especialização em Educação Ambiental.

galdinomesquita@globo.com

sábado, 2 de julho de 2011

Hoje no Polytheama!!!

Barbatuques é a atração de hoje no Polytheama.

Produzir sons com o próprio corpo é o que o grupo Barbatuques mostra hoje sábado (2), às 20h30, dentro da programação do Centenário do Teatro Polytheama. O espetáculo Corpo do Som tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do show, nas bilheterias do Teatro.
Toda pessoa tem um corpo sonoro e um imaginário musical próprio. A expressão do som através do corpo humano é talvez a forma mais antiga de fazer música e se comunicar em diferentes culturas. Essa “música corporal” revela os sotaques, costumes, códigos de comportamento e tradições de cada povo, em cada parte do mundo.
Corpo do Som traz este universo com um repertório com composições próprias, improvisações, interações com a platéia e adaptações de ritmos e cantos tanto brasileiros como de outras partes do mundo. Até um diálogo com a música eletrônica que pode ser reproduzida pelo corpo.
Show envolve a linguagem cênica e movimentações coreográficas, tendo como eixo central a música corporal. Uma animada orquestra rítmica de percussão e cantos que resulta numa aquarela de sons orgânicos.
O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Informações pelo telefone 4586-2472.

A companhia
Barbatuques produz música utilizando o próprio corpo como instrumento musical, a partir de efeitos de voz e de palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. As apresentações proporcionam uma experiência única através desta competente combinação entre ritmos, sons e movimentos.
O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 15 integrantes: André Hosoi, Bruno Buarque, Marcelo Pretto, André Venegas, Dani Zulu, Flávia Maia, Giba Alves, João Simão, Lu Horta, Heloiza Ribeiro, Mairah Rocha, Maurício Maas, Renato Epstein e Charles Raszl. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

Barbatuques – Corpo SomData: Sábado, 2 de julho de 2011
Horário: 20h30
Local: Teatro Polytheama
Duração: 1 hora
Classificação: Livre
Ingressos: Distribuídos uma hora antes do espetáculo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cultura Nerd - Capitão América

Amigos da Cultura Nerd, bem vindos!!!


Retorno após um pequeno hiato para falar com vocês sobre um personagem mundialmente conhecido e que agora está surgindo nas telas de cinema, fechando o primeiro ciclo da Marvel nas telonas, falemos de CAPITÃO AMÉRICA!!!



Como é de conhecimento de todos, o personagem ganhou nome e status de herói durante a Segunda Guerra Mundial, onde em sua primeira revista aparece socando Adolf Hitler logo na capa. Esta imagem inflamou os ânimos americanos e levaram muitos jovens a se alistarem nas forças armadas.
Steve Rogers, foi utilizado como cobaia de um experimento do governo americano batizado de Super Soldado, até então um rapaz franzino que tinha muita vontade de lutar por seu país, e que depois da experiência tornou-se o Soldado Supremo do Exército Americano.


Após o final da Guerra, o Capitão é dado como desaparecido, retornando ao mundo na década de 60, onde foi localizado em estado de hibernação, dentro de um grande cubo de gelo, pelo grupo de heróis que ficariam conhecidos como Os Vingadores.
Desde então o capitão é membro e líder do grupo que por diversas vezes é chamado para salvar o mundo das mais perigosas ameaças.
Seus principais inimigos são o Caveira Vermelha, que deveria ser a versão nazista do super soldado, o grupo terrorista HIDRA, Barão Zemo, Modock entre outros.
Durante a Guerra Civil houve um incidente com o grupo Novos Guerreiros e o vilão Nitro, que terminou na explosão de uma escola. Em resposta a esta tragédia, o governo estadunidense elaborou a "lei de registro de super-humanos". O Homem de Ferro e diversos outros super-heróis apoiaram a iniciativa. Já o Capitão América criou os Vingadores Secretos, um grupo de oposição a essa lei, Durante as batalhas entre os antagonistas, o grupo do Homem de Ferro prendeu diversos dos aliados do Capitão. Quando então um clone do Thor assassinou Bill Foster, o Golias, membro dos Vingadores Secretos.
Após a morte de Golias alguns dos aliados do Homem de Ferro debandaram enfraquecendo suas forças, enquanto o Capitão América conseguia novos reforços e as plantas da prisão na zona negativa onde Reed Richards, Jaqueta Amarela e o próprio Homem de Ferro encarceiravam os aliados do Capitão. Logo em seguida as forças dos dois heróis se encontraram numa batalha final, que se iniciou com invasão da fortaleza da zona negativa pelo grupo do Capitão América e terminou em Manhattan - o manto teleportou todos.
O combate estava vencido para o Homem de Ferro, até que Namor surge para auxiliar o Capitão América. Depois de derrotar seu outrora aliado o Capitão se entregou, pois ao ser detido por civis percebeu o estrago que a guerra havia causado na cidade. Envergonhado ele se entregou em troca do perdão total aos seus comandados, dando a vitória ao grupo do Homem de Ferro.
A "Morte" do Herói
No dia 7 de fevereiro de 2007, após a conclusão da saga Guerra Civil, o Capitão America foi aparentemente morto. Steve Rogers teria sido baleado num dos joelhos e no estômago, nas escadarias do Capitólio, a caminho do seu julgamento. Foi socorrido, mas morreu(?) a caminho do hospital.
 O Retorno
Steve Rogers retorna na minissérie "Reborn" (no Brasil, traduzida como "Capitão América: Renascimento"). O Capitão original aparecerá também em "Siege" (o Cerco a Asgard, outro megaevento Marvel, assim como foram a "Invasão Secreta" e a "Guerra Civil"). Porém, depois de "Siege", em "Heroic Age" (saga que anuncia o fim da era das trevas para os heróis), o Capitão América dos Vingadores ainda será o Bucky.
Atualmente a Marvel está divulgando as imagens e os trailers da nova adaptação do persoagem no cinema com estréia prevista para 29 de Julho no Brasil, este é o último filme de “apresentação” dos heróis da casa para o que promete ser o grande filme dos heróis de quadrinhos a ser lançado em 2012 “ Os Vingadores”, mas isso é papo pra outra coluna...




Rafael Lorenzeti Sant´Ana é leitor de quadrinhos há mais de 20 anos, fã de rock´n roll, jogador de RPG, mochileiro, coordenador de logística nas horas vagas, não é muito fã do bandeiroso, mas mesmo assim vai ver o filme...