sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cultura Nerd - Capitão América

Amigos da Cultura Nerd, bem vindos!!!


Retorno após um pequeno hiato para falar com vocês sobre um personagem mundialmente conhecido e que agora está surgindo nas telas de cinema, fechando o primeiro ciclo da Marvel nas telonas, falemos de CAPITÃO AMÉRICA!!!



Como é de conhecimento de todos, o personagem ganhou nome e status de herói durante a Segunda Guerra Mundial, onde em sua primeira revista aparece socando Adolf Hitler logo na capa. Esta imagem inflamou os ânimos americanos e levaram muitos jovens a se alistarem nas forças armadas.
Steve Rogers, foi utilizado como cobaia de um experimento do governo americano batizado de Super Soldado, até então um rapaz franzino que tinha muita vontade de lutar por seu país, e que depois da experiência tornou-se o Soldado Supremo do Exército Americano.


Após o final da Guerra, o Capitão é dado como desaparecido, retornando ao mundo na década de 60, onde foi localizado em estado de hibernação, dentro de um grande cubo de gelo, pelo grupo de heróis que ficariam conhecidos como Os Vingadores.
Desde então o capitão é membro e líder do grupo que por diversas vezes é chamado para salvar o mundo das mais perigosas ameaças.
Seus principais inimigos são o Caveira Vermelha, que deveria ser a versão nazista do super soldado, o grupo terrorista HIDRA, Barão Zemo, Modock entre outros.
Durante a Guerra Civil houve um incidente com o grupo Novos Guerreiros e o vilão Nitro, que terminou na explosão de uma escola. Em resposta a esta tragédia, o governo estadunidense elaborou a "lei de registro de super-humanos". O Homem de Ferro e diversos outros super-heróis apoiaram a iniciativa. Já o Capitão América criou os Vingadores Secretos, um grupo de oposição a essa lei, Durante as batalhas entre os antagonistas, o grupo do Homem de Ferro prendeu diversos dos aliados do Capitão. Quando então um clone do Thor assassinou Bill Foster, o Golias, membro dos Vingadores Secretos.
Após a morte de Golias alguns dos aliados do Homem de Ferro debandaram enfraquecendo suas forças, enquanto o Capitão América conseguia novos reforços e as plantas da prisão na zona negativa onde Reed Richards, Jaqueta Amarela e o próprio Homem de Ferro encarceiravam os aliados do Capitão. Logo em seguida as forças dos dois heróis se encontraram numa batalha final, que se iniciou com invasão da fortaleza da zona negativa pelo grupo do Capitão América e terminou em Manhattan - o manto teleportou todos.
O combate estava vencido para o Homem de Ferro, até que Namor surge para auxiliar o Capitão América. Depois de derrotar seu outrora aliado o Capitão se entregou, pois ao ser detido por civis percebeu o estrago que a guerra havia causado na cidade. Envergonhado ele se entregou em troca do perdão total aos seus comandados, dando a vitória ao grupo do Homem de Ferro.
A "Morte" do Herói
No dia 7 de fevereiro de 2007, após a conclusão da saga Guerra Civil, o Capitão America foi aparentemente morto. Steve Rogers teria sido baleado num dos joelhos e no estômago, nas escadarias do Capitólio, a caminho do seu julgamento. Foi socorrido, mas morreu(?) a caminho do hospital.
 O Retorno
Steve Rogers retorna na minissérie "Reborn" (no Brasil, traduzida como "Capitão América: Renascimento"). O Capitão original aparecerá também em "Siege" (o Cerco a Asgard, outro megaevento Marvel, assim como foram a "Invasão Secreta" e a "Guerra Civil"). Porém, depois de "Siege", em "Heroic Age" (saga que anuncia o fim da era das trevas para os heróis), o Capitão América dos Vingadores ainda será o Bucky.
Atualmente a Marvel está divulgando as imagens e os trailers da nova adaptação do persoagem no cinema com estréia prevista para 29 de Julho no Brasil, este é o último filme de “apresentação” dos heróis da casa para o que promete ser o grande filme dos heróis de quadrinhos a ser lançado em 2012 “ Os Vingadores”, mas isso é papo pra outra coluna...




Rafael Lorenzeti Sant´Ana é leitor de quadrinhos há mais de 20 anos, fã de rock´n roll, jogador de RPG, mochileiro, coordenador de logística nas horas vagas, não é muito fã do bandeiroso, mas mesmo assim vai ver o filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário