sexta-feira, 10 de junho de 2011

CULTURA NERD - Hobbit

Salve amigos do blog!!
Espero que tenham gostado do especial com o rei Arthur, e para comemorar o primeiro mês desta coluna, irei falar sobre a obra literária que mudaria o rumo da fantasia medieval e que através dela surgiu todo um mundo, um universo que é conhecido por todos no mundo inteiro, hoje falarei sobre O HOBBIT!


O Hobbit é o primeiro livro de destaque escrito pelo mestre J.R.R. Tolkien, nele são introduzidos os elelmentos que anos depois seriam amplamente difundidos na concepção e no desenvolvimento da obra do Senhor das Anéis e de toda Terra Média.
Se você, assim como eu, teve seu primeiro contato com as obras de Tolkien através de O Senhor dos Anéis, O Silmarilion ou outra obra, antes de ler O Hobbit, vai sentir uma grande diferença no que diz respeito à parte de densidade narrativa, os faots narrados nas obras posteriores ao Hobbit são mais cheias de dramaticidade, mais obscuras e cehias de conflitos de personalidades e fisicos entre os personagens.
Voltando ao Hobbit, o livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um pacato hobbit que vive em sua toca tranquilamente até receber a visita do mago Gandalf, que o coloca no meio de uma aventura que mudaria sua vida para sempre.
Ele é colocado dentro do grupo do anão Thorin Escudo de carvalho, que planeja retornar até a Montanha Solitária, e recuperar todo o tesouro que sua família e seu clã possuiam das mãos do terrível dragão Smaug.
Dentre as várias aventuras que ocorrem no livro, vale destacar o encontro com os 3 trolls, que são transformados em pedra por Gandalf, a chegada na casa de Beorn, o encontro com Elrond em Valfenda, a cidade de Esgaroth e a Floresta Negra.
Os pontos principais do livro acontecem quando Bilbo encontra o Um Anel, perdido no meio do escuro de uma montanha infestada de orcs, neste momento ele tem o primeiro contato com Gollum, a criatura que possuia o Anel por vários e vários anos e por um descuido o perdeu, e esse descuido mudaria para sempre a trajetória da Terra Média.
O outro ponto importante do livro, é a invasão da Montanha por Bilbo, que desperta o dragão Smaug e após um conversa cheia de enigmas, se volta contra o povo que vive em Esgaroth, e ao atacar a cidade é morto por uma flecha atirada por Bard.
Após a queda do dragão todos os povos que vivem em volta da montanha ou que conheciam as lendas da mesma, vão atrás do tesouro que o dragão guardava, é neste ponto que ocorre a chamada Batalha dos 5 exércitos, onde homens, elfos, anões, orcs, wrags, e águias se enfrentam e no final os orcs são destruidos, mas com perdas para o exército dos aliados, Thorin, após recuperar seu tesouro caí em batalha ao defender o mesmo, e seus aliados anões acabam reconstruindo o reino que um dia foi de seus antepassados.
O ovem Bilbo recebe a parte que lhe é de direito pelos trabalhos realizados como "ladrão" da expedição de Thorin, e junto com Gandalf retorna para a vila dos Hobbits, sem saber que o maior dos tesouros ele já havia conquistado...
A leitura deste livro é muito agradável, de fácil compreensão, até mesmo para os que não estão acostumados com o universo de fantasia e rocomendada para todas as idades, lembrndo que Tolkien escreveu este livro para seus filhos....

Esta foi a coluna desta semana, vejo vocês na próxima....




Rafael Lorenzeti Sant´Ana é leitor de quadrinhos há mais de 20 anos, fã de rock´n roll, jogador de RPG, mochileiro, coordenador de logística nas horas vagas e terminou este post sentado no topo da colina, fumando o melhor fumo da quarta sul em seu cachimbo de madeira....

Nenhum comentário:

Postar um comentário