quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coluna "ESQUADROS"

Olá!
Desde que o William me chamou para escrever a coluna aqui, fiquei pensando em como seria o primeiro post, que sempre é o mais difícil, o mais desconfortável... Enfim, vamos lá!

Acabei achando mais fácil, se eu me apresentasse, não? Pois bem: Meu nome é Mariana, mas sou inevitavelmente mais conhecida por meu nome + meu sobrenome, que é Janeiro. Sou fotógrafa e a pouco tempo me tornei empresária. Mas também sou professora, e nas horas vagas eu gosto de arquitetura. Em todas as outras horas eu respiro música. Nessa salada toda que é a minha vida, eu também viajo bastante e também vejo muitos filmes.
Por conta disso tudo, eu tenho um mundo de inspiração, que vem por todos os lados. E toda essa montanha de inspiração me ajuda muito na hora de fotografar!
O nome da coluna, inclusive, vem da inspiração musical:  nome de uma música composta por Adriana Calcanhoto “Esquadros”, que também foi interpretada pelos Los Hermanos. A música cita Pedro Almodovar (grande diretor de cinema) e Frida Kahlo (artista plástica formidável!)...
Deu pra entender a salada em que eu vivo, não?

Minha proposta pra essa coluna é trazer fotos daqui de Jundiaí – de pessoas, lugares, fatos, animais e todo e qualquer outro tipo de coisa que me chamar a atenção – e fazer aqui uma pequena discussão que leve a outras imagens (minhas ou de outra pessoa). Talvez, eu também traga fotos de outros lugares, que eu já fui visitar. Tudo é válido! Quero dividir todas essas referencias com os meus futuros leitores. Não dá guardar tudo isso pra mim, além de ser quase impossível, seria muito egoísmo da minha parte.
A foto e a discussão começam aqui, mas não precisam terminar no post. Ela precisa ter continuidade nos comentários, nas redes sociais, não pode parar!

As imagens talvez não tenham ordem cronológica, mesmo os meus arquivos sendo tão organizados, acho que a ordem cronológica dos fatos atrapalha um pouco o meu processo criativo, sou meio George Lucas, filmando Star Wars numa ordem aparente desconexa, mas pra quem é fã, faz todo o sentido!

E pra começar, uma das imagens que eu fiz e que mais gosto. É uma imagem da Rebeca, que fiz em 2009, no apartamento dela, aqui em Jundiaí.



Eu gosto demais da estética PB, e também gosto muito de retratos (se possível fosse, viveria retratando as pessoas, e só); e consegui juntar esses dois elementos nesse ensaio, que ao todo, foi um ensaio que gostei bastante.
E esses olhares? Acho que o olhar da Rebeca foi um dos mais expressivos que eu já consegui fotografar até hoje, e isso me deixa muito feliz. Ela é uma pessoa que gosto bastante e fico feliz de ter tido uma imagem assim dela.
Porém, toda vez que eu olho pra foto, eu penso: No que será que ela estava pensando, pra lançar um olhar tão fixo assim? Confesso que perguntas assim permeiam a minha mente sempre que fotografo uma pessoa.
Você já foi fotografado? Se sim, o que passou pela sua mente? E agora, quando você vê a imagem que fizeram de você, o que você pensa? Você gosta da imagem? Mudou demais?

Para ver outras fotos do ensaio da Rebeca, você pode acessar esse link:

E para ouvir a música, que dá nome à coluna, você pode ver aqui:


Por enquanto, é isso! Eu escrevo um pouco demais, sou prolixa!
Até a semana que vem!



Mariana Janeiro é fotógrafa, empresária e Amante da arte em toda sua forma de manifestação.
Contato:
mari.janeiro@hotmail.com







Acompanhe todas as quintas-feiras a coluna "Esquadros" por Mariana Janeiro aqui no Blog "Paixão por Cultura!" - Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário