sexta-feira, 27 de maio de 2011

CULTURA NERD - Rei Arthur - Filmes

Salve amigos do blog!!!

Estou aqui em mais uma coluna sobre a lenda do Rei Arthur. Na última coluna falei com os amigos sobre um álbum conceituado na lenda arturiana, hoje eu indico três filmes que retratam de maneiras diferentes a mesma história.

Começaremos com Excalibur, um filme de fantasia de 1981, que reconta a lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda.
Adaptado a partir do romance arturiano do século 15, Le Morte d'Arthur de Thomas Malory, Excalibur foi produzido, dirigido e co-escrito por John Boorman, e contou com a música de Richard Wagner e Carl Orff. Estrelado por  Nigel Terry como Arthur, Nicholas Clay como Lancelot, Helen Mirren como Morgana , Liam Neeson como Gawain , Nicol Williamson como Merlin e um relativamente desconhecido Patrick Stewart como Leondegrance . O filme leva o nome da lendária espada do Rei Arthur, que aparece com destaque na literatura arturiana .
Filmado inteiramente em locações na Irlanda e emprega atores irlandeses, o filme tem sido reconhecido por sua importância para a indústria de cinema irlandês e para ajudar a lançar a carreira cinematográfica de Neeson, assim como Gabriel Byrne , de Neil Jordan e Ciarán Hinds .
Apesar dos críticos de cinema Roger Ebert e Vincent Canby terem criticado o filme, a trama e os personagens, elogiou-o visualmente. Excalibur estreou como número um nos Estados Unidos, acabou arrecadando $34,967,437dólares em um orçamento de cerca de US $ 11 milhões.
O roteiro foi escrito por Rospo Pallenberg com a ajuda de John Boorman .
A fim de reformular as lendas arturianas como uma alegoria do ciclo de nascimento, vida, decadência e restauração, Arthur é apresentado como o "Rei Ferido", cujo reino se torna um terreno baldio a renascer graças ao Graal, e pode ser comparado ao de Fisher (ou Sinner) King , cujas terras também se tornaram um terreno baldio, e também foi curado por Percival. A simbologia cristã gira em torno do Graal, talvez mais fortemente no imaginário batismal de Percival conseguindo finalmente a busca do Graal. "Isso é o que minha história é: sobre cristianismo, o homem e o desaparecimento das antigas religiões que são representados por Merlin. As forças da superstição e magia são tragados para o inconsciente.
Em consonância com esta abordagem, o filme é intencionalmente histórico. Por exemplo, os títulos de abertura tem a configuração da Idade das Trevas , ainda que os cavaleiros usem armadura completa, uma tecnologia do século 15. Cavaleiros, cavalaria, e o código de cavalaria também não existiram durante o período. Além disso, a Grã-Bretanha nunca é mencionada por nome, apenas como "a terra".
A espada Excalibur ea Espada na Pedra são apresentados como a mesma coisa, em algumas versões das lendas que eles estão separados. Em Le Morte d'Arthur , Sir Galahad, o filho ilegítimo de Lancelot e Elaine de Carbonek, na verdade é o cavaleiro que é digno do Santo Graal. Boorman segue a versão anterior do conto como dito por Chrétien de Troyes , Percival tornando o vencedor do Graal.



 Rei Arthur (King Arthur) é um filme de 2004 por Antoine Fuqua e escrito por David Franzoni . É estrelado por Clive Owen como o personagem-título , Ioan Gruffudd como Lancelot , e Keira Knightley como Guinevere .
Os produtores do filme aresentaram uma versão historicamente precisa das lendas arturianas , supostamente inspirado por novos achados arqueológicos. A exatidão destas reivindicações está sujeita a debate, mas o filme é incomum (embora não exclusivo) na representação de Arthur como um oficial romano ao invés de um cavaleiro medieval.

Arthur , também conhecido como Artorius Castus ( Clive Owen ), é retratado como um oficial de cavalaria romano, filho de um romano e uma celta,  que comanda uma unidade de sármatas auxiliares de cavalaria na Grã-Bretanha no final da ocupação romana , em 467 AD.  Ele e seus homens de guarda da Muralha de Adriano lurtam contra os ' Woads ', um grupo de bretões nativos que se rebelam contra o Domínio Romano, liderados pelo misterioso Merlin ( Stephen Dillane ).
Nesse meio tempo, a Inglaterra começa a sofrer a invasão de povos nórdicos, em sua grande maioria dinamarqueses, estes liderados por seu chefe Cerdic ( Stellan Skarsgård ) e seu filho Cynric ( Til Schweiger). Como padrão das ações nórdicas de invasão e tomada de terras, por onde passavam, saqueavam vilas e cidades para acumular provisões e diminuir o número de nativos a se rebelaram contra eles.
Vale ressaltar a sequencia da batalha sobre o lago congelado, umas das melhores cenas do filme em minha opnião.
Ao final o ultimo confronto contra Arthur e seus companheiros, e a destruição das tropas nórdicas, Arthur já questionando os métodos da Igreja, se casa com Guinevere, uma guerreira Woad, sob as palavras do grande Druida Merlin, e é proclamado Rei da Bretanha.
Esse é um dos meus filmes prediletos sobre Arthur, pois não o mostra como um Rei, nem que sua espada é mágica, ou possui um mago para ajuda-lo, o mostra como um guerreiro que luta por seus idéias de justiça e igualdade para com seus companheiros.



As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon) é um filme americano, tcheco e alemão de 2001 feito especialmente para a televisão, dirigido por Uli Edel e com roteiro baseado em The Mists of Avalon, de Marion Zimmer Bradley.
O filme foi exibido no formato de minissérie pelo canal TNT e as locações ocorreram em Praga, capital da República Tcheca.
O filme narra a história de Rei Arthur (Edward Atterton) sob a perspectiva de Morgana (Julianna Margulies), uma sacerdotisa da lendária ilha de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa mãe. Os saxões varriam a Bretanha matando igualmente cristãos e seguidores da Deusa mãe. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a região estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igraine (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon. Viviane (Anjelica Huston), tia de Morgana e grã-sacerdotisa de Avalon, passa a visar apenas salvação de Avalon dos saxões. Depois de ter uma visão que o rei morreria em 6 meses, sem deixar herdeiros, Viviane comunica a Igrane que ela irá gerar este líder, mas não com Gorlois, seu marido, e sim com um homem que usa o símbolo do dragão e um seguidor da Deusa. A idéia desagrada Igrane, sendo que Morgause diz que não tem marido a quem trair e também tem o sangue de Avalon, assim quer fazer este homem se apaixonar por ela e gerar esta criança. Viviane se opõe, dizendo que ninguém pode viver o destino de outro e fala para Morgause que ela tem um rei e filhos no seu futuro, mas não dá explicações. Viviane planeja salvar Avalon através da unção e treinamento de sua sobrinha, Morgana, como sua sucessora, manipulando a linhagem real para gerar Arthur  , um rei que abraçará tanto as crenças pagãs quanto o cristianismo. Desta forma Avalon seria salva, pois a ilha é o centro pagão do poder e um mundo místico invisível para aqueles que não crêem. Porém, conforme o cristianismo avança pela Inglaterra e mais pessoas se afastam da Deusa, esse reino misterioso se torna difícil de alcançar até mesmo para os que têm fé, com a ambiciosa Morgause se empenhando em frustrar seus planos. Viviane tem um temperamento determinado e boas intenções, mas comete um erro que atingirá Morgana pessoalmente e afetará toda a Bretanha. 


Além destes faço mensão mais do que honrosa ao filme, Monty Python e o Santo Graal, comédia feita pelo grupo de humoristas britânicos Monty Python, quem já assistiu nunca se esquece do Cavaleiro Negro, dos Cavaleiros que dizem NI, e do mago na ponte... “Você deve responder 3 perguntas... Qual é seu nome? Qual é a sua missão? E... qual a sua cor favorita????










Depois das dicas do que assistir, indico algo a NÃO assistir... Lancelot, o Primeiro Cavaleiro, Com Sean Connery e Richard Gere. Mesmo com a presença do grande Sir Connery, o filme é sofrível, a história mal contada, além de todo mundo estar sempre limpinho e sorridente na Idade Média.

Lembretes da semana:


1 – dia 25/05 foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd, portanto um viva a todos que se consideram nerds, e a todos que não sabem que já são um, em breve postarei maiores detalhes sobre adata!!!!

2 – estou finalizando a leitura de O Hobbit, em breve escreverei sobre a primeira obra do mestre Tolkien.

Por hoje é só pessoal!!! E que a força esteja com vocês!!!!!





Rafael Lorenzeti Sant´Ana é leitor de quadrinhos há mais de 20 anos, fã de rock´n roll, jogador de RPG, mochileiro, coordenador de logística nas horas vagas, e vagando por aí atrás de sua espada mágica







Publicaremos todas as sextas feiras dicas sobre filmes (cinema e DVD), quadrinhos, música, games, viagens e RPG.  Espero que gostem, boa leitura! Blog "Paixão por Cultura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário