domingo, 29 de maio de 2011

Sabadão foi dia de teatro!

Sábado tive uma noite extremamente agradável. Começou o Mapa Cultural, fase municipal aqui em Jundiaí e fui com um grupo de amigos prestigiar o espetáculo da Cia Um do Outro de Teatro.  O espetáculo que eu já havia noticiado aqui e que contou de uma forma bem humorada e irreverente o quão complicada é a vida de quem decide trabalhar na profissão de ator. Além do excelente espetáculo ainda tive a grata surpresa de reencontrar meu amigo Eduardo Moreno que é ator e trabalhou comigo no espetáculo "Abelhas e Marimbondos" do José Moreira que esteve em cartaz em 2007. Ontem ele estava no corpo de jurados.

Longe de mim querer bancar o crítico de teatro, mas o fato de estar no meio já a algum tempo nos faz assistir o espetáculo já de uma forma diferente.

O espetáculo que foi elaborado pela própria cia, já tem aí a sua grande vantagem. O grupo encena com muita segurança tudo aquilo que eles mesmos vivenciam no dia a dia. Tornando o  texto leve e de fácil entendimento, embora tenha percebido que se o público não fosse formado em sua maioria por pessoas ligadas ao teatro, algumas piadas passariam despercebidas, afinal são "piadas internas".

O grupo dá um show quando o assunto é diversidade de técnicas utilizadas. Eles foram de máscaras à técnicas de improvisação o que tornou a peça ainda mais gostosa de se assistir.

Pontos altos: Primeira cena é muito engraçada e dinâmica, joga o ritmo da trama lá no alto e logo de cara, cena do "Romeu e Julieta" simplesmente fascintante com a utilização de técnicas de expressão corporal e troca de atores. Todos interpretaram todos. (particularmente achei a melhor cena do espetáculo) e a utilização de diversas técnicas.

Pontos a melhorar: Cena das lanternas não funcionou. Talvez a utilização de lanternas maiores teria dado o efeito que o grupo esperava alcançar. Utilizaram também nesta cena márcaras que poderiam apresentar um acabamento que se aproveitasse das luzes das lanternas para reforçar o efeito. (No geral não atrapalhou o bom desempenho do espetáculo)

Desempenhos individuais:

Rafael:
Destaca-se pela segurança em palco. Conduz o espetáculo e os colegas de cena com tranquilidade e técnica. Já conheço o trabalho de outros espetáculos e confesso que me surpreendeu. Esteve muito bem nos diferentes papéis que interpretou. Cena destaque (vício de teatro)

Larissa: Além de muito bela com sempre, também tem bastante tranquilidade sua cena destaque fica com a interpretação do texto do Plínio Marcos sobre o ator. (Só precisa melhorar um pouco a dicção quando estiver falando com o cigarro na boca, mas isso não atrapalhou também o desenrolar da cena)

Flávia:
Pra mim o destaque entre as meninas, tem entusiasmo e segurança na interpretação. Destacou-se na primeira cena, mas não perdeu o ritmo em momento algum.

Clara: Gostei muito do seu desempenho no espetáculo. Achei apenas que na primeira cena ficou um pouco abaixo da Flávia em função do entusiasmo da sua companheira de cena. Nada que tenha atrapalhado o início, porém que pode gerar as comparações. É extremamente tranquila em palco e destacou-se na cena da mulher traida. Gostei muito.

Equipe técnica: Destaque para a cena  em que utilizaram a técnica do "Dar e tomar" alternando os focos de luz. Muito bem ensaiado.

Do geral achei o espetáculo com uma excelente carpintaria, bem acabado e ensaiado. Não é cansativo e nos traz algumas mensagens. Saí de lá refletindo sobre os questionamentos apresentados.

Sendo uma fase eliminatória de Mapa Cultural, onde a peça classificada representará Jundiaí na fase regional, digo que o espetáculo poderia representar nossa cidade com tranquilidade.

Parabéns Cia um do outro. Espero vê-los em breve!


William Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário