sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cultura Nerd

Tudo sobre o "REI ARTHUR" 

Olá amigos do blog "Paixão por Cultura", espero que tenham apreciado a dica da primeira coluna e tenham ido aos cinemas ver o "Deus do Trovão".

Inicio hoje uma publicação especial, sobre um lenda (ou seria real?) muito conhecida por todos, trata-se da lenda do Rei Arthur!
Não irei contar a história propriamente, pois isso você já deve saber, e sim falarei de como essa mesma história é apresentada na música, nos livros e quadrinhos e no cinema.

Esta primeira parte será dedicada à música, onde por anos vários músicos já cantaram sua letras ou deram suas visão sobre o tema, porém irei dedicar a coluna ao álbum EXCALIBUR da banda de Heavy Metal germânica chamada Grave Digger.

Excalibur é um álbum conceitual baseado na lenda do Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda, o terceiro disco da chamada trilogia sobre temas da Idade Média, iniciada com o clássico Tunes of War (sobre a história da Escócia) e sucedido por Knights of the Cross (sobre a Ordem dos Cavaleiros Templários). A banda inclusive utilizou alguns instrumentos clássicos da Idade Média como o oboé barroco, a charamela e o drehleier (instrumentos de sopro) tocados pela banda alemã Subway To Sally. Abaixo as faixas que comp~eo o álbum e alguns notas sobre a história:

THE SECRETS OF MERLIN

A época antes do reinado de Arthur foi marcada por ódio, guerra, traição, assassinato e ganância. Mas então surgiu um homem que podia fazer coisas maravilhosas, e a partir daquele momento Merlin o Mago, era a força que regia por trás do destino da Bretanha. Foi uma época cheia de segredos e sagas.

PENDRAGON

A história do Rei Uther e Lady Igerne (esposa do Duque de Cornwall), e do nascimento de seu filho, o Rei Arthur. Ela era muito desejada pelo Rei Uther mas se recusava a se deitar com ele. Na versão mais comum da lenda, Merlin faz com que Uther apareça para ela disfarçado de seu marido. Dessa união nasceria o Rei Arthur. Naquela mesma noite, o Duque de Cornwall foi morto em batalha e Uther logo providencia seu casamento com Lady Igerne. Mas Merlin exige por sua ajuda a criança, e passa então a criar Arthur.

O Rei Uther ganhou o sobrenome de Pendragon na noite em que Lady Igerne dava à luz o Rei Arthur. Segu ndo a lenda, naquela noite o rei observou no céu a aparição de uma estrela na forma de um dragão e com isso a noite fora banhada numa luz vermelha como sangue. Pendragon é uma junção de Pentagram (Pentagrama) com Dragon (Dragão).

EXCALIBUR
A história de como o jovem Arthur arrancou a espada da pedra, e de sua ascensão ao trono. Arthur foi um grande e bom Rei, e um nobre e generoso homem. Igualmente digna de louvor e cheia de mistérios é a história de sua espada, Excalibur, que podia atravessar o metal.

 Scone = Referência à famosa pedra de Scone, onde durante vários séculos os reis escoceses eram coroados

THE ROUND TABLE (FOREVER)
A história da Távola Redonda. Foi feita da mais nobre madeira da Inglaterra. Na Távola Redonda, Arthur reunia os mais valentes e nobres cavaleiros de todo o reino. Os ideais da Távola Redonda eram: honestidade, bravura, audácia, magnanimidade, sendo o serviço para os outros cavaleiros da Távola Redonda, e lealdade. Os nomes de alguns dos cavaleiros eram: Sir Kay, Sir Balin e Sir Balan, Sir Parcival, Sir Gaiwan, Sir Tristan, Sir Irec e, é claro, Sir Lancelot. Um importante objetivo dos cavaleiros da Távola Redonda era encontrar o Santo Gral*

O Santo Gral é o cálice no qual Jesus bebeu seu vinho abençoado na última ceia. Dizia a lenda que aquele que bebesse do Santo Gral, ganharia a imortalidade.

MORGANE LE FAY
Morgane le Fay, a história da meia-irmã do Rei Arthur. Desde cedo ela se interessou pelos segredos da magia negra, tornando-se uma feiticeira. Foi por causa dela que Arthur descobriu sobre a relação entre Lancelot e Guinevere. Ela pôs Mordred contra Arthur mas também desempenhou um papel-fundamental na vida dele.

THE SPELL
A história de Merlin e Nimue, uma das damas de Morgane. Ela prometeu a Merlin sexo e casamento se ele a ensinasse suas artes negras. Mas Nimue apenas o usou, e com a própria magia de Merlin conseguiu lançar um feitiço eterno sobre ele, transformando-o em uma pedra. Muitos cavaleiros procurando o Santo Gral mais tarde disseram ter ouvido a voz de Merlin. De qualquer forma, ele nunca mais foi visto.

TRISTAN’S FATE
A história do amor infeliz do cavaleiro Tristão e da bela Isolda. Tristão era um jovem e violento cavaleiro cheio de charme e orgulho que amava música e jogos. Ele supostamente pediu a mão de Isolda prometida ao seu tio, o Rei Marco. Mas uma paixão cega tomou conta deles – embora ocorresse sua trágica separação.

LANCELOT
A história de Lancelot e Guinevere. O amor entre eles selou o destino da Távola Redonda e mergulhou a Inglaterra em uma crise. Arthur, o primeiro e mais brilhante cavaleiro, morreu na última batalha sangrenta contra Mordred (uma versão do destino de Lancelot).

MORDRED’S SONG
A história do sobrinho avarento de Arthur (na verdade, seu filho com Morgane), que desejava o reino e então o cativava e o bajulava. Arthur confiava em Mordred, era justo com ele e lhe permitia fazer o que desejasse. Mas Mordred abusou de seu poder e levou Arthur a uma guerra.

THE FINAL WAR
A história da batalha final entre Arthur e Mordred. Na luta decisiva entre os dois, a lança de Arthur atravessa o peito de Mordred, e ele golpeia Arthur segurando a espada com ambas as mãos, ao lado de sua cabeça. Mordred morreu e Percival levou Arthur gravemente ferido para um local seguro, a ilha de Avalon.

EMERALD EYESA história do amor entre Arthur e Guinevere. Deitado em seu leito de morte, Arthur entoa o seu amor desesperado, a beleza de Guinevere, e diz que ele a perdoa por tudo que ela fez.

AVALON
A história do lugar de descanso final de Arthur, a jornada para a Ilha das Fadas, a espada de Excalibur na qual Percival deixou como herança para a Dama do Lago. Até hoje não se sabe onde jaz o Rei Arthur.
Mais alguns álbuns ou músicas que falam sobre o tema:
O album conceitual The Myths and Legends of King Arthur and The Knights of The Round Table de 1975, gravado por Rick Wakeman conta a sua versão da lenda;
Em 2003, o músico de hard rock Gary Hughes lançou dois álbuns, Once and Future King Parte I e Once and Future King Parte II , baseado na lenda
 A banda de power metal-americana Kamelot tem muitas canções com elementos de Artur com sua discografia.
Estas são as indicações que eu dou no que se refere a música sobre o tema Arturiano.




fonte: whiplash.net




Nas próximas semanas falarei sobre cinema, livros e quadrinhos.


Lembretes:

1 – muito boa a iniciativa de ter uma exposição de cosplay na virada cultural, apenas achei que deveria estar relacionada a alguma atividade que compreende o universo dos personagens, como uma exposição de quadrinhos ou mangá.


2 –no dia 30 de julho meus amigos da banda SKALDIC SOUL estarão abrindo o show da banda TÝR no estúdio M em SP, em breve maiores detalhes.




Rafael Lorenzeti Sant´Ana é leitor de quadrinhos há mais de 20 anos, fã de rock´n roll, jogador de RPG, mochileiro e coordenador de logística nas horas vagas e concluiu este post ao som de Pendragon....





Publicaremos todas as sextas feiras dicas sobre filmes (cinema e DVD), quadrinhos, música, games, viagens e RPG.  Espero que gostem, boa leitura! Blog "Paixão por Cultura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário